Só a leitura é capaz de nos levar a todos os cantos do mundo, nos permite inventar quantos mundos queiramos. Com as letrinhas impressas em uma página de livro, o autor te conta o que deseja, mas é você quem cria as imagens para o que está lendo. Ele pode descrever um lugar, mas quem o faz nascer com uma forma ou com outra, somos nós.

domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem
Crônica – Avestruz
Mario Prata
Desenhos animados da avestruz Imagens de Stock
Público Alvo: 6º ano e 7º ano
Tempo previsto: 4 aulas.
Conteúdos e temas: Traços característicos de crônica narrativa, elementos da narrativa,
comparação entre gêneros (crônica e sinopse).
Competências e habilidades: Explorar, desenvolver e ampliar as capacidades de leitura.
Estratégias: Leitura compartilhada, pesquisa na internet.
Avaliação: Produção de uma narrativa: Meu animal de estimação.

Antes da leitura
Desenvolvimento das Capacidades de Compreensão
1.       Ativação dos conhecimentos prévios dos alunos.
Antes da leitura do texto propriamente dito, serão feitas perguntas sobre o assunto da crônica.
a) Vocês têm algum animal de estimação?
b) Quais animais de estimação são considerados exóticos?
c) Você conhece um avestruz?
d) Como você imagina que seja esse animal?
e) Do que se alimenta?
2.       Antecipação ou predição (Levantamento de hipóteses sobre o texto)
- Apresentação do titulo:
Apresentar o título do texto “AVESTRUZ”, anotar algumas opiniões na lousa.
Através de perguntas, explorar o título do texto:
- O que esse título sugere:
 Pelo título, dá para imaginar qual é o assunto da crônica?
Como será o ambiente onde ocorre a história?

Durante a leitura
3. Checar as hipóteses: Ler a crônica para os alunos, (cada aluno com sua cópia)
 Durante a leitura compartilhada da crônica, retomar as hipóteses (antecipações) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas.
4. Localização de informações:
Solicitar que os alunos grifem as palavras relacionadas ao avestruz:
a)      Vocabulário referente à Avestruz;
b)      Descrição e hábitos da ave.
5. Comparar informações: poderão ser feitas algumas perguntas ou discussões
coletivas para estimular o aluno a comparar/contrastar informações presentes no
próprio texto.
6. Produção de inferências
Esse é um momento onde o aluno poderá também inferir sobre o nome científico da
ave ou sobre outras aves e ou animais, cujos nomes são estranhos para eles.
7. Produção de inferências globais: 
Chamar atenção para algumas pistas presentes no texto.
 Ex.: repetição da palavra avestruz; a Ironia (o próprio uso de vocabulário avestruz,
uma ave, aquele ser meio abominável, Struthio, bando de avestruzes, gigolô de avestruz), etc.

Depois da leitura
8. Generalização:
 O que o autor pretendeu com esse texto?
Será que é possível ter um avestruz como bicho de estimação?
O que o autor defende? Como eles chegaram a essa conclusão?
9. Comparação e percepção de relações
a) Levar os alunos a sala de informática, onde deverão pesquisar sinopses de
filmes com animais de estimação, principalmente animais exóticos.
b) Nesse momento aluno poderá relacionar a crônica com as sinopses
pesquisadas
Sugestão: Meu animal de estimação
10. Nesse momento aluno poderá relacionar a crônica com as sinopses pesquisadas
Outra sugestão: Assistir o filme


11. Produção de Narrativas: “Meu animal de estimação”

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