Só a leitura é capaz de nos levar a todos os cantos do mundo, nos permite inventar quantos mundos queiramos. Com as letrinhas impressas em uma página de livro, o autor te conta o que deseja, mas é você quem cria as imagens para o que está lendo. Ele pode descrever um lugar, mas quem o faz nascer com uma forma ou com outra, somos nós.

segunda-feira, 3 de junho de 2013



  É papel da escola orientar o aluno e tornar o hábito da leitura essencial e natural no dia a dia do aluno, por isso a Literatura é trabalhada de forma lúdica, sempre desenvolvendo a imaginação e a criação, seja ela dramatizada em vestimentas, cenários, ou recontagem oral em rodinhas, onde os fatos são compartilhados. Essa atividade desenvolve a oralidade do aluno, amplia o vocabulário e cria a intimidade da criança com os livros e com a literatura.
  Sendo assim a criança começa a desenvolver o domínio dos códigos de leitura escrita , onde ela própria faz a leitura, recria sua história, transforma sua realidade através da imaginação daquilo que lê! Daí para frente a literatura não será mais vista como rival, como dificuldade, como mistério, mas sim como chave de conquista, de poder.
  Para a família no entanto cabe o papel mais importante, e nem por isso mais fácil, o de incentivar, com a apreciação e apresentação de textos, livros, sites e revistas que ofereçam bons conteúdos, adequados a faixa etária da criança/adolescente, e de conteúdo atraente para estes.


            




Atividade desenvolvida na Sala de Leitura onde trabalho
 Projeto Contação de Histórias

Nenhum comentário:

Postar um comentário