Só a leitura é capaz de nos levar a todos os cantos do mundo, nos permite inventar quantos mundos queiramos. Com as letrinhas impressas em uma página de livro, o autor te conta o que deseja, mas é você quem cria as imagens para o que está lendo. Ele pode descrever um lugar, mas quem o faz nascer com uma forma ou com outra, somos nós.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ler é diferente de contar histórias
Eles vão se interessar. Não há quem resista a boas histórias! E elas estão em  todos os lugares: nos livros, nos jornais, nas revistas, na Internet, na televisão, no rádio, na boca das pessoas.
As histórias podem encantar, amedrontar, fazem rir ou chorar, surpreender, 
emocionar... São capazes de nos transportar, em pensamento e sensações, a 
diversos mundos e nos colocar em contato com diferentes culturas, povos e até com seres inimagináveis. 
Na escola, especialmente na Sala de Leitura, as histórias podem ser lidas ou contadas, pelos professores, pelos alunos ou por quem se interessar (funcionários, merendeira, diretor, coordenador, pais, etc). 
O contato estreito com os livros e as atividades prazerosas de leitura, 
desenvolvidas a partir de diversos gêneros textuais, ampliam o universo 
cultural dos alunos e seu grau de letramento. 
Quanto às especificidades entre o ler e contar, entenda a leitura de uma 
história leva os alunos a compreenderem que a escrita é uma maneira de fixar 
o texto, ou seja, de deixá-lo sempre da mesma forma. Todas as vezes que for 
lido, por diferentes leitores, a história será a mesma, com as mesmas palavras, pontos, etc. Na contação, por sua vez, enfatiza-se a oralidade. A história pode, então, sofrer algumas transformações. O contador pode acrescentar ou suprimir detalhes. Pode dar o seu tom às personagens, inventar sotaque para elas, tornar a história mais triste ou engraçada.
As habilidades desenvolvidas por meio dessas duas estratégias extrapolam 
o que está previsto no plano de aula, pois tanto a contação quanto a leitura 
convidam os alunos a explorarem o mundo da ficção e a riqueza da linguagem 
Ler e contar histórias, portanto, não são a mesma coisa. Cada uma delas 
requer comportamentos distintos tanto dos professores quanto dos alunos.
Referência:  http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/ler-diferente-contar-historias
 – Adaptação: Vera Helena.

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